Marketing Digital
As empresas portuguesas têm um longo caminho a percorrer na abordagem ao marketing digital.
Os mercados mais expostos ao exterior acabam por ser aqueles com um maior investimento alocado ao digital.
Mas existe um conjunto de razões para o investimento ser reduzido em Portugal.
Existem quatro barreiras estruturais no mercado português.
- insuficiente know-how digital
- processos de mercado com a segregação da compra da criatividade e dos meios
- falta de competências no mercado para definição de estratégia digital
- inexistência de metodologias publicadas que ajudem a estruturar o desafio da estratégia digital.
No entanto o uso destes canais acaba por ser muitas vezes superficial.
As áreas com tendência de crescimento no investimento são lideradas pelo mobile e pelas redes sociais, espelhando desta forma os comportamentos do consumidor.
O digital prefigura-se uma oportunidade gigante, mas que se encontra por explorar.
É por aqui (ambiente digital) que os consumidores passam cada vez mais tempo e desempenham um conjunto mais alargado de actividades - entretenimento, informação, educação, socialização e compra.
Tem muitas potencialidades - venda, pré-venda, promoção, consumer insight, competitive intelligence, crowdsourcing (http://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing), etc
Alcance global para empresas potencialmente exportadoras.
Altamente eficaz e mensurável, permitindo fazer investimentos certeiros e com elevado retorno.
Não tem praticamente requisitos de escala.
Esta oportunidade está disponível para todos de forma global e será agarrada por aqueles que se movam primeiro e da forma mais inteligente, aplicando iniciativa e estratégia no marketing digital.
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