Elevador do Bom Jesus em Braga

Elevador do Bom Jesus - Braga

Elevador do Bom Jesus - Braga

O Elevador do Bom Jesus é uma das principais atrações turísticas da cidade de Braga, em Portugal. Foi inaugurado em 1882, sendo o terceiro elevador público do país.

Elevador do Bom Jesus
Elevador do Bom Jesus

A ideia de construir um elevador partiu do empresário e comerciante bracarense, Mário Júlio de Almeida Costa, que queria facilitar o acesso dos fiéis ao Santuário do Bom Jesus do Monte, que fica no alto de uma colina íngreme.

O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro francês Louis Gustave Mancel, que também participou da construção da Torre Eiffel, em Paris. O Elevador do Bom Jesus é considerado uma obra-prima da arquitetura e da engenharia, misturando elementos do estilo neoclássico e do barroco.

O elevador é movido por uma estrutura hidráulica, que utiliza água (mil litros de cada vez, proveniente das nascentes) para gerar energia e movimentar as cabinas. Ele possui dois pavimentos, com vistas panorâmicas da cidade de Braga e do Santuário do Bom Jesus do Monte. No interior do elevador, há ainda uma escadaria em espiral, que permite aos turistas descerem a pé.

O Elevador Bom Jesus é muito procurado por turistas de todo o mundo, sendo considerado um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal. Ele também é utilizado pelos fiéis que visitam o Santuário do Bom Jesus do Monte, durante as festividades religiosas.

Em 2002, o elevador foi classificado como Monumento Nacional de Portugal, reconhecendo sua importância histórica e cultural. Atualmente, continua sendo um dos principais símbolos de Braga e um exemplo da engenharia e arquitetura do século XIX.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cinco Anos Após a COVID-19: Lições Aprendidas e o Impacto da Pandemia no Mundo

Constituição da República Portuguesa

O apagão: uma reflexão sobre a fragilidade de um sistema em transição