Catar desilusões no Mundial do Qatar 2022

A Taça do Mundo do Qatar 2022 já começou mal pela história de sangue, trabalhos forçados e mortes associadas aos trabalhos relacionados com o Mundial com um relatório do jornal britânico The Guardian, de fevereiro deste ano, a cifrar o valor em 6.500 óbitos, número que muitos consideram conservador.

Taça do Mundo Qatar 2022


Na base deste cenário estão leis, práticas e costumes laborais que transformam os trabalhadores estrangeiros em escravos dos tempos modernos - o sistema kafala. Em árabe, kafala significa ‘garantia’, a mesma que, em teoria, um empregador dá ao empregado quando o contrata.


Catar ou Qatar?

As duas formas de escrever estão corretas. Em português, escreve-se Catar, já que se trata de um nome próprio escrito noutra língua. Qatar é a forma escrita em inglês da palavra.


Para além da violação dos direitos humanos, a controvérsia centrou-se nas alegações de corrupção no coração da FIFA e nas questões climáticas, apesar da promessa dos organizadores de que o evento seja neutro em carbono.


A Netflix lançou um documentário bombástico onde apresenta a história da FIFA, as suas tentações ao longo dos campeonatos e a escolha do Catar para a Copa do Mundo 2022. A série documental da Netflix ouviu as opiniões de denunciantes, especialistas e ex-funcionários da FIFA. Mas o mais determinante foi como a Rússia conseguiu chamar a Taça do Mundo 2018.


Por outro lado, a falta de respeito pelos direitos humanos e o clima extremo, chegando a atingir os 41ºC, foram sempre fatores que não tornavam elegível para receber o torneio a realizar em Doha, no Qatar.


As pessoas, um pouco por todo o mundo, estão a boicotar a Taça do Mundo de 2022, porque a homossexualidade é ilegal no Qatar, e pessoas LGBT foram arbitrariamente presas ou maltratadas pelas autoridades até setembro, de acordo com a Human Rights Watch. O histórico negativo sobre direitos humanos no Catar tem levado muitos participantes esperados e celebridades a boicotar a competição de futebol.


Para fazer face às temperaturas extremas os estádios do Qatar 2022 são climatizados, apesar de não haver estádios cobertos na Taça do Mundo de 2022 no Qatar, tecnicamente falando. No entanto, o Al Bayt Stadium é coberto por uma enorme estrutura semelhante a uma tenda. Todos os oito estádios terão ar condicionado instalado com recurso à utilização de energia solar.


Qatar 2022 é a primeira Taça do Mundo num estado islâmico, onde não é permitido o consumo de alcool.

Apenas a dois dias antes do início do Campeonato da Taça do Mundo no Qatar, foi anunciado pela FIFA que não seriam vendidas bebidas alcoólicas nos 8 estádios onde decorrerão os 64 jogos.


Todo este cenário parece bizarro e faz lembrar histórias estranhas de outros campeonatos, como o homem que  saltou num rio cheio de crocodilos para comprar bilhetes para a Taça do Mundo de 2010 ou o jogador do Uruguai que voltou ao campo logo após sofrer um ataque cardíaco e por último a história do casal russo que se separou após discutir sobre quem era o melhor jogador, Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo.


Por último, a mascote oficial da Taça do Mundo do Qatar 2022 chama-se La'eeb, palavra árabe que significa jogador super habilidoso. Trata-se de uma mascote indescritível, pelo que todos são convidados a interpretá-la.


Que este Mundial desapareça rapidamente e não seria honra alguma se Portugal vencesse esta Taça sangrenta.


20-nov-2022

João Pires


Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRABALHO: Posto de trabalho excedentário

Gaya Human Experience: O Primeiro Festival Sustentável em Portugal

Barclays sofre multa recorde devido a aconselhamento falhado em fundo de alto risco