João Rendeiro e a corrupção
Após pesquisa no Google sobre a palavra RENDEIRO, obtive cerca de 9.460.000 resultados em 0,58 segundos.
Este é o tema do dia, é o que está a escaldar e a escandalizar. O que faz correr tinta nos jornais. A palavra está embrenhada nas redes sociais, nos jornais, nas televisões, na rádio e no pensamento da desilusão.
A pesquisa pela palavra CORRUPÇÃO devolve cerca de 39.300.000 resultados apenas em 0,48 segundos. No entanto, como não tem um rosto, adquire maior ambiguidade. Abrange vários corruptos e perde a força.
Se Rendeiro pudesse representar toda a corrupção em Portugal, seria mais fácil, pois tem um rosto. Um rosto que é abusado vilmente, de forma pobre mesquinha e de curto alcance. Rendeiro de pijama ou Rendeiro na prisão, imagens que alimentam o imaginário com base na verdade dos factos. Tal como aconteceu no passado com Alves dos Reis, o maior falsificador da história portuguesa.
A pesquisa da palavra RENDEIRO será dentro em breve ultrapassada por outra palavra qualquer e a corrupção continuará sem rosto.
Mas como se pode libertar um país da corrupção, de Rendeiro, de toda a corrupção financeira?
Como se pode limpar um país da corrupção política?
Quando é que a literacia financeira é ensinada nas escolas, sem recorrer a organizações externas ou voluntariado, como se tratasse de algo acessório?
A resposta está na educação. Num investimento que leva cerca de 20 anos a dar resultados e talvez por isso não tenha sido prioridade dos sucessivos governos.
Agora é a mulher de Rendeiro que está detida por receio de fuga. Maria e João Rendeiro não têm filhos, pelo que a educação dos descendentes não se coloca.
É a super polícia que está em destaque na imprensa por ter localizado Rendeiro.
É possível esquecer por momentos a pandemia para seguir os detalhes mais sórdidos das notícias sobre Rendeiro.
A pesquisa da palavra corrupção está associada ao desporto. Corrupção no Benfica, corrupção no Sporting, corrupção passiva e corrupção em Portugal são as palavras mais pesquisadas no Google.
Quando é que a corrupção como um todo vai passar a ser prioridade de Portugal?
João Pires autor |
Comentários