26 janeiro 2015

A educação é quantificável ?

É possível medir o nível de educação, formação e desempenho de uma criança?

É possível definir objectivos estratégicos quantificáveis?

É possivel definir o sentido da vida e da existência humana?

A obsessão pela avaliação dos alunos tem vindo a aumentar.

"Se não sabes contar, então não contas!"

Objetivos mais quantificáveis na Educação ?

O nível de educação pode ser composto por metas quantificáveis ?

Estamos particularmente obcecados em medir o progresso do nível de educação das crianças. Tal como se fosse um jogo de consola, prontos a passar de nível.

Mas qual é a concepção de educação?

As crianças tem sido alvo de competições que colocam pais contra pais, professores contra professores, escolas contra escolas, onde faltam zonas verdes (ranking de escolas 2014)  na luta para ver quem consegue arrancar a melhor avaliação da turma, a cada teste.

Estamos a privar as nossas crianças do sono, do tempo para brincar e para se auto-conhecerem. Por outras palavras, estamos a privar as crianças da sua infância em nome da melhoria dos resultados escolares.

A educação é quantificável ?

Mas afinal o que é a educação? Qual é o objectivo da educação?
O nível de educação escolar é mensurável? E se for possível medir o nível de conhecimentos de um aluno, faz sentido aplicar a mesma grelha, a mesma escala e aplicar a mesma norma a todos os individuos?

No entanto foram registando-se alterações ao longo da história.

A orientação dada aos professores para ensinar ou a forma como avaliam o desempenho dos seus alunos não é absoluta e nem sempre é linear.

Alguns professores entendem que as crianças diferem naturalmente umas das outras e que elas têm o direito de passar uma boa parte do dia brincando, explorando e desenvolvendo livremente os seus próprios interesses e motivações.

A educação é quantificável ?

João Pires
João Pires

Sem comentários: