A lotaria da Fatura da Sorte (PT)

Com o país ainda amarrado a uma austeridade dolorosa para reduzir o dívida pública, o Governo Português veio com um plano para reduzir a atividade da economia paralela, que se estima ascender a 25 por cento do PIB, e fazer aumentar os cofres do Estado.

A partir de abril, o estado português vai realizar sorteios semanais para incentivar os consumidores a pedir recibos e/ou faturas de todos os bens e serviços pagos.

O sorteio será feito pela administração fiscal, sendo elegíveis todas as compras e não apenas as faturas dos restaurantes, oficinas e salões de beleza. 

As contas podem ser de qualquer valor, mas devem incluir o número de identificação fiscal pessoal do comprador. 

A quantidade de cupões para cada transacção irá depender do tamanho da conta. Por exemplo, um consumidor que paga uma conta de restaurante que equivale a 80 € terá direito a oito cupons, que vai entrar em um sorteio semanal, com prémios como carros novos ou dinheiro que possam ser para ganhar.

Com a taxa de imposto sobre o valor acrescentado padrão (IVA) elevado a uma taxa astronómica de 23 por cento, como parte da unidade de austeridade, as empresas e os particulares têm um incentivo claro para pagar as coisas sem pedir fatura. 

O governo está a preparar para recuperar entre 600 e 800 milhões de euros anuais, ao premiar aqueles que seguirem o caminho da justiça fiscal.

A lotaria da Fatura da Sorte vai "recompensar o comportamento fiscal dos contribuintes na luta contra a economia paralela, a prevenção da evasão fiscal e à concorrência desleal com vista a um sistema fiscal mais justo".

O governo vai criar um sitio na internet que vai permitir aos consumidores consultar as faturas premiadas.

As empresas não serão elegíveis para o sorteio, enquanto os trabalhadores independentes só podem participar na lotaria por meio de compras que fizerem fora do seu ramo do negócio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Morri com tanta informação

João Pires autor