Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2013

A economia portuguesa na actualidade - seu enquadramento

A inflação tem vindo a diminuir, tal como esperado, e deverá descer abaixo dos dois por cento nos próximos meses. As pressões inflacionistas deverão permanecer contidas no horizonte para a politica monetária. A fraqueza da atividade económica na área do euro deverá prolongar-se no 1 semestre de 2013. O processo de ajustamento de balanço nos setores publico e privado deverá continuar a pesar nas perspetivas económicas. No decurso de 2013, a atividade económica deverá recuperar gradualmente, beneficiando quer da politica monetária acomodaticia, quer da melhoria da confiança e da diminuição da fragmentação dos mercados financeiros, bem como do fortalecimento da procura global. A taxa de cambio efectiva nominal do euro registou uma apreciação. A taxa de variação homóloga do Indice Harmonizado de Preços no Consumidor da área do euro diminuiu em janeiro de 2,2 para 2,0 por cento. O preço internacional do petróleo aumentou significativamente. No dia 18 de fevereiro, o

As eleições deixam Itália quase ingovernável

A coligação de centro-esquerda tem maioria absoluta na Câmara dos Deputados mas não consegue o mesmo resultado no Senado. As grandes votações de Berlusconi e Beppe Grillo tornam a Itália num país dificilmente governável. Veja também Ministério da Defesa condenado a indemnizar pescadores dos Açores ( http://gestornosapo.blogspot.pt/2013/02/ministerio-da-defesa-condenado.html )

Ministério da Defesa condenado a indemnizar pescadores dos Açores

Ministério da Defesa condenado a indemnizar pescadores dos Açores por não fiscalizar pesca estrangeira. — Abreu Pires (@sinais_de_fogo) February 17, 2013 Veja também Mário Monti não entende de economia ( http://gestornosapo.blogspot.pt/2013/02/mario-monti-nao-entende-nada-de-economia.html )

Mário Monti não entende nada de economia

Berlusconi diz que Mario Monti "não entende nada de economia" — Abreu Pires (@sinais_de_fogo) February 17, 2013 Veja também Governo alargou limites às rescisões ( http://gestornosapo.blogspot.pt/2013/01/governo-alargou-limites-as-rescisoes.html )