Assédio Moral no local de trabalho - por João Pires

Assédio Moral no local de trabalho


As mudanças significativas em termos sócio-económico e laborais, nomeadamente a globalização, liberalização dos mercados, intensificação dos ritmos de trabalho, inovação tecnológica, surgimento de moedas virtuais como a Bitcoin, meios de pagamento não bancários como  o PayPal, a Google, a Apple, a startup inglesa App55, PagSeguro, vêm fazer ainda maior concorrência ao sector financeiro e pressionar para a redução de mão-de-obra no sector financeiro tradicional.
Por outro lado as novas formas de contratação laboral com a simultânea alteração ao código do trabalho vieram aligeirar o vínculo contratual.


Assédio Moral no local de trabalho - por João Pires



Estes factores têm contribuído para a formação de um clima de trabalho somítico e duro, definindo-se por reduções organizacionais radicais, com vista à diminuição urgente dos custos com o consequente aumento da precariedade laboral.

Estas tendências, verificadas nas últimas décadas, têm resultado num aumento da insegurança conduzindo à ausência de estabilidade social e familiar. Por outro lado este nível de segurança também favorece o aumento do stress laboral, levando ao surgimento de novos riscos laborais de natureza psicológica mas também social.
De acordo com o Sexto Inquérito Europeu sobre as Condições de Trabalho – 2015, em curso, prevê tratar assuntos relativos à qualidade do trabalho e fornece informações sobre uma série de temas:

  • exposição a riscos físicos e psicossociais
  • duração e organização do tempo de trabalho
  • vínculo laboral e contrato de trabalho
  • local de trabalho
  • organização do trabalho
  • equilíbrio entre vida profissional/vida privada
  • repercussões entre o trabalho e a vida fora do trabalho
  • formação e aprendizagem no trabalho
  • a voz do trabalhador no local de trabalho
  • saúde e bem-estar
  • remuneração.

Donde se destacam as tendências, resultantes de inquéritos anteriores, que os trabalhadores por conta doutrém são mais susceptíveis são mais susceptíveis de serem alvo de assédio moral, regista-se um maior nível de incidência de assédio moral nas empresas de maior dimensão. Sectores como a educação, saúde, serviços sociais, hotelaria e restauração também são fortemente afectados por esta chantagem no trabalho.


por Joao Pires

Comentários

Unknown disse…
Muito bom,meu caro João Paulo.
Unknown disse…
JPP gostei e fiquei admirado com o teu poder de síntese, nada tem a ver com a nossa amizade, é obvio que não serei capaz de dar um elogio a quem eu não goste e não tenha amizade, como leal que sou quando elogio é com lealdade e com profunda verdade. Sabes que gosto muito de ti e sabes porquê, mas também te digo OBRIGADO POR SERES MEU AMIGO. Entendo que a amizade se agradece.

Mensagens populares deste blogue

Morri com tanta informação

João Pires autor