Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2013

Governo alargou limites às rescisões amigáveis

As empresas que renovem quadros técnicos no sentido do reforço da qualificação das empresas poderão negociar rescisöes com a garantia de acesso ao subsídio de desemprego, mas terão que manter o nível de emprego. As "quotas" que foram introduzidas com o objetivo de evitar que a reestruturação das empresas seja paga pela Segurança Social, através da despesa com subsídios de desemprego . Por outro lado, as rescisöes por acordo mútuo podem facilitar o acesso à reforma antecipada, depois de esgotado o subsídio de desemprego .

Drogas de smartshops ilegalizadas

Já está em curso o processo de proibição da venda de drogas ilegais nas smartshops o qual deverá estar concluído até 18 de janeiro. O Infarmed já concluiu a lista na qual constam todas as substâncias vendidas em smartshops e que passarão a ser consideradas ilegais.

Amoras silvestres portuguesas

Imagem
O projeto "Amoras silvestres portuguesas, uma aposta como alimentos funcionais para o cérebro" foi distinguido na edição de 2012 nos prémios Nutrition Awards  ( http://www.nutritionawards.pt ). Este trabalho integra-se no projeto europeu " EUBerry " ( http://www.euberry.univpm.it ) Amoras Silvestres portuguesas O consumo destas amoras, para além de constituir uma mais-valia para a saúde dos portugueses, permitirá a proteção de espécies importantes da flora portuguesa. O seu cultivo deverá estar associado a uma agricultura sustentável e contribuirá para a dinamização do tecido agrícola português. Veja também: Crise económica agrava exposição aos riscos globais http://gestornosapo.blogspot.pt/2013/01/crise-economica-agrava-exposicao-aos.html

Crise económica agrava exposição aos riscos globais

Para 2013 as disparidades agudas entre os rendimentos, os desequilíbrios fiscais crónicos, o aumento das emissões de gás com efeito de estufa, a crise do abastecimento de água e a deficiente gestao do envelhecimento populacional são os maiores riscos a enfrentar. Mas uma importante falha no sistema financeiro, a crise de escassez de alimentos e a difusão de armas de destruição em massa, seriam dos maiores riscos globais em termos de impacto. Veja também Porto registou no recorde de passageiros ( http://gestornosapo.blogspot.pt/2013/01/porto-registou-novo-recorde-de.html )

Porto registou novo recorde de passageiros

Imagem
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro  ( http://gestornosapo.blogspot.pt/2012/12/trafego-nos-aeroportos-impulsionado.html ), no Porto, fechou 2012 com o maior numero de passageiros de passageiros de sempre, num total de 6M, com um crescimento de 0,8% face ao período homólogo de 2011. A carga movimentada neste aeroporto aumentou em 1,5% para 34m toneladas. Aeroporto Sá Carneiro Os destaques em termos de crescimento foram para a TAAG, que registou aumento de 153% dos seus passageiros, seguindo-se a low cost Transavia e a Air Transat, ambas com crescimento de 19% A Ryanair liderou com 2,2M de passageiros, seguida pela TAP com 1,7M de passageiros. Veja também Exportações portuguesas caíram ( http://gestornosapo.blogspot.pt/2013/01/exportacoes-portuguesas-cairam.html )

Exportações portuguesas caíram

As exportações de bens caíram 3,2% no passado novembro face a outubro de 2011, devido a quebra na saída de bens para países fora da União Europeia, com as importações a caírem 10% essencialmente devido à redução na compra de veículos e material de transporte. Crescimento das exportações portuguesas dos mercados fora da europa e abrandamento mais pronunciado das exportações para Espanha e Alemanha. Fator influenciador desta diminuição de trocas comerciais, a greve dos estivadores, terá contribuído para a redução da capacidade operacional dos portos alfandegários. Veja também Extinção das tarifas reguladas ( http://gestornosapo.blogspot.pt/2013/01/extincao-das-tarifas-reguladas.html )

Irlanda já regressou aos mercados

No passado verão a Irlanda regressou aos mercados, um importante primeiro passo para um regresso aos mercados de capitais, o qual será gradual de acordo com montantes e maturidade da divida. Assim o programa de intervenção e austeridade ao qual a Irlanda também está sujeita, já começou a dar os primeiros sinais para sair da crise. O produto interno bruto (PIB) cresceu 0,4% no segundo trimestre e 0,2% no terceiro. A Irlanda é o primeiro país intervencionado a assumir a presidência da União Europeia. Veja também: Extinção das tarifas reguladas ( http://gestornosapo.blogspot.pt/2012/12/extincao-das-tarifas-reguladas.html )